UOL Notícias Notícias
 

02/05/2006 - 15h51

Irã diz que atacará Israel se for agredido pelos EUA

Teerã, 2 mai (EFE).- Um responsável da Guarda Revolucionária iraniana disse hoje que o Irã responderá a um possível ataque dos EUA contra seu território com uma ação militar contra Israel, informou a agência local "Isna".

O general Mohamad Ebrahim Dehqani, responsável da Guarda Nacional, afirmou que "se a América fizer algo perverso, o primeiro alvo será Israel", segundo a agência.

Dehghani afirmou também que Israel não está preparado para entrar em guerra contra o Irã.

A Guarda Revolucionária, considerada a coluna vertebral das forças militares iranianas, foi criada após o triunfo da revolução islâmica, em 1979, que derrubou o regime monárquico pró-ocidental do xá Mohammed Reza Pahlevi.

Na semana passada a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apresentou um relatório em que assegura que o Irã acelerou o enriquecimento de urânio, sem cumprir as exigências feitas pela comunidade internacional.

O Governo iraniano minimizou a importância do relatório e disse que está disposto a colaborar com a AIEA sem renunciar a suas atividades de enriquecimento de urânio com fins pacíficos.

O presidente americano, George W. Bush, não descartou a opção militar na crise provocada pelo programa nuclear iraniano.

No entanto, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou na semana passada que o Exército do Irã "é um dos mais poderosos do mundo" e que "cortaria as mãos dos que pensarem em agredir" o país.

Há meses o Governo de Teerã e a comunidade internacional, liderada pelos EUA e pela União Européia, estão em conflito por causa do programa nuclear do Irã.

Alguns países sustentam que este programa tem como objetivo a fabricação de armas nucleares, apesar de o último relatório da AIEA ter afirmado que não existem provas que comprovem essa acusação, e que Teerã sempre negou que tem outros objetivos a não ser a obtenção de energia para uso civil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,67
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,31
    75.990,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host