UOL Notícias Notícias
 

03/05/2006 - 15h54

Chirac defende que BM administre pagamento de funcionários da ANP

Paris, 3 mai (EFE).- O presidente francês, Jacques Chirac, escreveu hoje a Israel e aos membros do Quarteto de Madri - EUA, Rússia, UE e ONU - para pedir que apóiem a criação de um fundo fiduciário administrado pelo Banco Mundial (BM), para pagar os funcionários palestinos e, assim, evitar "uma grave desestabilização" dos territórios.

Chirac quer que uma decisão nesse sentido possa ser adotada na reunião do Quarteto do próximo dia 9, de acordo com sua carta divulgada pelos serviços de comunicação do Palácio do Eliseu.

Para superar as conseqüências do bloqueio econômico que os palestinos sofrem desde que o movimento radical Hamas chegou ao Governo, em março passado, o presidente francês tinha proposto a criação desse fundo fiduciário a seu colega palestino, Mahmoud Abbas, durante a visita que este fez a Paris no último dia 28.

Abbas tinha apoiado a criação desse fundo, cujo objetivo é pagar os salários dos cerca de 160.000 funcionários da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

A UE e os Estados Unidos, principais doadores, suspenderam sua ajuda econômica aos palestinos até que o Executivo do Hamas renuncie à violência e reconheça o Estado de Israel, assim como os acordos de Oslo assinados pelos palestinos com esse país em 1993.

"Uma ação é necessária e inclusive urgente. A comunidade internacional tem uma responsabilidade política da qual não pode se subtrair", afirma Chirac em sua carta.

O chefe de Estado francês menciona o apoio de Abbas à proposta francesa para que o Banco Mundial pague diretamente, sem passar pelo Hamas, aos funcionários palestinos, pois "deles dependem a vida de quase um terço da população" dos territórios.

O Banco Mundial tem "os meios, as agências e o pessoal para a implementação rápida desse mecanismo", afirma Chirac.

Uma decisão nesse sentido do Quarteto de Madri permitiria, segundo Chirac, reafirmar "aos olhos de todos a unidade da comunidade internacional, seu apoio à população palestina e seu compromisso pelo estabelecimento de uma paz justa e duradoura".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host