UOL Notícias Notícias
 

03/05/2006 - 12h42

Novos ministros do Governo afegão começam hoje seu mandato

Cabul, 3 mai (EFE).- O novo gabinete do Governo do Afeganistão iniciou hoje seu mandato oficial à frente dos diferentes ministérios do país, após ter feito juramento sobre o Corão em cerimônia realizada no palácio presidencial.

Os novos 20 ministros do Governo presidido por Hamid Karzai assumiram seus cargos hoje, e mantiveram os primeiros contatos com o pessoal de seus ministérios.

Na cerimônia realizada na noite anterior, no palácio presidencial, os novos membros do Governo juraram cumprir seu dever respeitando os princípios do Islã e a Constituição do país.

O presidente Hamid Karzai elegeu 25 ministros, a maioria deles membros do antigo gabinete, e enviou sua proposta ao Parlamento para ser ratificada em 20 de abril.

No entanto, cinco candidatos foram rejeitados pela câmara baixa, entre eles a única mulher proposta para ministra, o ministro de Informação e o titular de Economia.

O Parlamento ratificou os outros 20 nomes, entre eles o titular de Defesa e o das Relações Exteriores, fundamentais para o funcionamento do Governo.

De acordo com a Constituição afegã, o presidente tem que apresentar nos próximos dias à câmara baixa uma nova proposta para os 5 cargos ainda vagos.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou a Karzai ontem para felicitá-lo pelo novo gabinete, segundo uma nota de imprensa emitida pelo Governo afegão.

"O presidente Bush disse a Karzai que os Estados Unidos continuarão apoiando a luta contra o terrorismo e a reconstrução do Afeganistão", afirma o comunicado.

A nota diz que "o presidente Karzai agradece aos cidadãos e ao Governo americano pelo firme compromisso com seu país".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host