UOL Notícias Notícias
 

03/05/2006 - 19h46

Peru: Lourdes Flores admite derrota, mas denuncia irregularidades

Lima, 3 mai (EFE).- A candidata conservadora peruana Lourdes Flores aceitou hoje a derrota que sofreu nas eleições peruanas de 9 de abril, mas manifestou reservas por supostas irregularidades na apuração dos votos.

Passados 25 dias do primeiro turno das eleições presidenciais, Flores aceitou diante da imprensa que ficou fora da segunda etapa do pleito. Porém, ressaltou que não sabe ao certo se foi "derrotada nas urnas" e que tem "a impressão" que sua derrota "foi lavrada nas mesas" de apuração.

Apesar disso, a líder social-cristã da aliança União Nacional se absteve de denunciar uma fraude nas eleições peruanas dizendo que "qualquer outra atitude seria irresponsável e danificaria a democracia".

As declarações de Flores foram feitas depois que foi anunciado oficialmente que o segundo turno será disputado em 4 de junho pelo nacionalista Ollanta Humala, do partido União pelo Peru (UPP), e pelo ex-presidente social-democrata Alan García, do Partido Aprista Peruano (PAP).

Flores denunciou que a Chancelaria peruana, que lida com os votos de cerca de 400.000 peruanos que vivem no exterior, "perturbou a boa ordem do processo".

Além disso, lamentou "a forma tendenciosa com a qual o Escritório Nacional de Processos Eleitorais incorporou a informação (dos votos) e a decisão do Júri Nacional de Eleições de não invalidar os votos de 1.900 atas em Lima e no exterior".

Por outro lado, Flores pediu que o Peru "faça parte do eixo dos vitoriosos e que não seja satélite do perturbador eixo" que, na sua opinião, é integrado pelospresidentes de Cuba, Fidel Castro, e da Venezuela, Hugo Chávez.

A candidata conservadora desejou sorte ao nacionalista Humala e ao ex-presidente García no segundo turno. Disse ainda que espera que eles "acabem com a pobreza e exclusão no país".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host