UOL Notícias Notícias
 

04/05/2006 - 21h01

Políticia italiana prende sobrinho de chefão da máfia siciliana

Roma, 4 mai (EFE).- A Polícia italiana prendeu hoje Carmelo Gariffo, sobrinho de Bernardo Provenzano, chefão da Cosa Nostra, a máfia siciliana.

O sobrinho de Provenzano, de 47 anos, é acusado de associação com a máfia. Segundo os investigadores, ele era o responsável por transmitir recados do chefão para outros criminosos.

O cabeça da máfia siciliana foi detido, no dia 11 de abril, em um casarão a poucos quilômetros de sua cidade natal, Corleone, após ficar mais de 40 anos foragido.

A Polícia suspeita que Carmelo Gariffo estava preparando a mudança de Provenzano para outro esconderijo quando a Polícia iniciou a operação que prendeu seu tio.

Os investigadores descobriram o paradeiro do cabeça da Cosa Nostra graças a algumas mensagens interceptadas e por causa da pista deixada por vários pacotes que chegavam regularmente ao seu esconderijo.

Já Gariffo foi detido quando alguns dos cerca de 400 bilhetes deixados no casarão terem sido decifrados. Nestas mensagens o sobrinho de Provenzano era identificado pelo número 123.

O sobrinho do líder da Cosa Nostra já tinha sido processado por associação mafiosa em 1997, mas atualmente estava em liberdade em Corleone, após cumprir sua pena.

As mensagens também revelaram a existência de um médico, cuja identidade ainda é desconhecida, que cuidava da saúde do chefão mafioso e com o qual se reuniria.

Além disso, os policiais disseram que Provenzano tinha um "chofer" que cuidava de seus deslocamentos, mas que também não foi identificado.

O chefão da Cosa Nostra está em uma prisão de segurança máxima de Terni (centro da Itália), de onde depôs através de um sistema de videoconferência. O julgamento está sendo realizado em Palermo, capital siciliana, e tem, além de Provenzano, vários mafiosos sob inquérito por envolvimento em 50 assassinatos.

Em seu segundo depoimento, Provenzano se limitou a formalizar a nomeação de Francesco Marasa como seu advogado e usou o direito de não responder às perguntas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host