UOL Notícias Notícias
 

08/05/2006 - 23h58

Ética na administração pública é a prioridade de Arias

San José, 8 mai (EFE).- O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, iniciou hoje seu Governo com o debate de um código de ética no funcionalismo público, para garantir a transparência e integridade do Estado, informaram fontes oficiais.

Em seu primeiro Conselho de Governo, Arias assinou vários decretos para reorganizar o Poder Executivo, incentivar o Governo digital, diminuir os trâmites do setor público e subsidiar a educação para famílias pobres, disse em entrevista coletiva o ministro da Presidência, Rodrigo Arias.

O Prêmio Nobel da Paz pretende devolver aos costarriquenhos a confiança na classe política. O descontentamento popular ficou evidente nas eleições de fevereiro, que atingiram um recorde de 34,8% de abstenções.

Em seu primeiro discurso como presidente, Arias assegurou que seu maior compromisso é "falar sempre com a verdade, dizer ao povo o que deve saber e não só o que quer ouvir".

O novo governante tomou posse hoje no Estádio Nacional, com a presença de nove chefes de Estado e de Governo de América Latina, o presidente de Taiwan, o Príncipe de Astúrias e a primeira-dama dos EUA, Laura Bush.

O Brasil foi representado pelo vice-presidente José Alencar, que deverá se reunir com Arias nesta terça-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host