UOL Notícias Notícias
 

09/05/2006 - 13h30

Confrontos entre Fatah e Hamas são retomados em Gaza

Gaza, 9 mai (EFE).- Os confrontos armados entre militantes do Hamas e do Fatah foram retomados na tarde de hoje na Faixa de Gaza, apesar dos chamados à calma da Presidência e do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Os choques começaram quando uma comitiva fúnebre enterrava os corpos de dois milicianos do Fatah mortos nos confrontos de segunda-feira ao sul da Faixa de Gaza, segundo o relato de testemunhas.

Fontes médicas palestinas informaram que quatro participantes do enterro ficaram feridos e tiveram que ser levados ao hospital de Khan Yunes, dois deles em estado grave.

As testemunhas acrescentaram que centenas de pessoas participavam do funeral dos dois militantes do Fatah mortos em confrontos com membros do Hamas, quando milicianos do primeiro grupo iniciaram um novo tiroteio.

Os confrontos ocorreram apesar dos chamados do presidente da ANP e líder do Fatah, Mahmoud Abbas, e do primeiro-ministro e dirigente do Hamas, Ismail Haniyeh, para que ambas as partes mantenham a calma.

O conflito armado em Gaza começou na madrugada de domingo para segunda-feira na aldeia de Bani Suheila, onde três militantes - dois do Fatah e um do Hamas - morreram e outras dez pessoas ficaram feridas.

Apesar de os dirigentes palestinos terem exortado as milícias a conter sua atitude, os confrontos foram retomados esta manhã na Cidade de Gaza com novos seqüestros e enfrentamentos nos quais ficaram feridas várias pessoas, entre elas estudantes que se dirigiam ao colégio.

Há anos, a Faixa de Gaza é palco de violentos choques entre grupos rivais e facções políticas, assim como de seqüestros de estrangeiros e atos de vandalismo de índole distinta, uma situação que parece ter se agravado após a retirada israelense da região em meados do ano passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h50

    -0,21
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host