UOL Notícias Notícias
 

10/05/2006 - 16h49

José Alencar inicia visita de quatro dias à Guatemala

Guatemala, 10 mai (EFE).- O vice-presidente José Alencar iniciou hoje uma visita de quatro dias à Guatemala para fortalecer os laços de cooperação entre os dois países.

Alencar chegou ao meio-dia (14h de Brasília) às instalações da Força Aérea Guatemalteca, onde foi recebido por autoridades diplomáticas dos dois países, para depois ir a um hotel do sul da cidade.

Segundo a agenda da visita anunciada pela Vice-Presidência da Guatemala, Alencar terá hoje apenas atividades particulares. Amanhã, se reunirá com o vice-presidente guatemalteco, Eduardo Stein, no Palácio Nacional da Cultura, para depois conceder uma entrevista coletiva.

Alencar também deve se reunir amanhã com o presidente do Congresso guatemalteco, Jorge Méndez, e com deputados membros da Comissão de Relações Exteriores e do Parlamento Latino-americano (Parlatino), além de almoçar com Stein na Casa Presidencial.

Depois terá atividades com membros da embaixada do Brasil na Guatemala.

Segundo a agenda, na sexta-feira, o vice-presidente viajará a Antígua para visitar as igrejas das Capuchinhas e La Merced, o Museu Colônia e a Escola República Federativa do Brasil.

Fontes da Chancelaria guatemalteca explicaram que a visita de Alencar é para dar seguimento aos compromissos de cooperação estipulados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente da Guatemala, Oscar Berger, estipulados em setembro passado.

Na sua visita à Guatemala para participar da Conferência Latino-Americana sobre a Fome Crônica, Lula ofereceu assistência tecnológica para o uso de biocombustíveis e aumentar a cooperação em saúde, educação, cultura e economia, entre outros.

Alencar concluirá sua visita no sábado e seguirá em vôo particular para o Haiti, segundo a Vice-Presidência guatemalteca.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host