UOL Notícias Notícias
 

12/05/2006 - 20h15

Chávez propõe em Viena a criação da "Petroeuroamérica"

Viena, 12 mai (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, propôs hoje, no encerramento da IV Cúpula União Européia-América Latina e Caribe, a criação da "Petroeuroamérica", um tipo de joint-venture para garantir o abastecimento de energia.

Segundo fontes oficiais venezuelanas, Chávez disse que sua proposta aponta a princípio para a criação de grupos de trabalho que analisem o potencial energético e as necessidades de abastecimento de cada um dos países representados na cúpula.

De um lado estariam os consumidores europeus e do outro os produtores latino-americanos, entre os quais citou Venezuela, Equador, México, Bolívia, Equador e Peru, entre outros, com grandes reservas de petróleo e gás.

Segundo Chávez, depois seria possível avançar na busca de uma maior cooperação com "alguns países do norte da África muito unidos à Europa, como a Argélia, a Líbia e o Egito".

Chávez aproveitou seus comentários sobre o que já batizou como "Petroeuroamérica" para criticar mais uma vez os Estados Unidos.

Segundo o líder venezuelano, um dos assuntos que preocupam latino-americanos e europeus é o esbanjamento de energia.

Nesse sentido, afirmou que os "Estados Unidos são os maiores esbanjadores de energia. Têm 5% da população mundial e consomem 25% da energia do planeta".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host