UOL Notícias Notícias
 

12/05/2006 - 15h37

ElBaradei pede ao Irã moratória de 5 anos em enriquecimento

Haia, 12 mai (EFE).- O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohammed ElBaradei, se mostrou hoje favorável a que o Irã promova uma moratória de "pelo menos 5 anos" no enriquecimento de urânio para restabelecer a confiança da comunidade internacional.

O Irã enfrenta "um problema de credibilidade", razão pela qual caso não enriquecesse urânio por "pelo menos 5 anos, voltaria a ter credibilidade", disse ElBaradei durante sua participação em um fórum sobre Energia e Relações Internacionais no instituto de estudos diplomáticos Clingendael, de Haia.

Em Viena, sede da AIEA, hoje se informou que os inspetores do organismo encontraram, em uma antiga instalação nuclear iraniana, novas amostras de urânio altamente enriquecido, um fato que Teerã não tinha comunicado anteriormente ao organismo atômico da ONU.

ElBaradei também defendeu que o contexto da União Européia "não é o fórum para negociar" com o Irã, e se mostrou partidário de que essas negociações ocorram diretamente entre o país e as Nações Unidas.

Além disso, denunciou o "ambiente de cinismo" na hora de restringir os programas nucleares de alguns países e de outros não, em referência a nações com armamentos atômicos, como a Índia e o Paquistão.

Sobre o programa nuclear israelense, considerou que a chave da questão se encontra na solução do conflito do Oriente Médio, que passa pelo reconhecimento de um Estado palestino independente.

Por isso, reconheceu que o Irã sofre de um "clima de insegurança" porque vários países vizinhos ou próximos têm armas atômicas, entre os quais citou Rússia, Paquistão e Israel, e também lembrou que o Iraque usou armas químicas contra o Irã na guerra de 1980-88.

O diretor da AIEA já propôs em 2005, em uma conferência na sede da ONU em Nova York, o fortalecimento do Tratado de Não-Proliferação através da aplicação de medidas como a moratória de 5 anos no avanço de programas nucleares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host