UOL Notícias Notícias
 

12/05/2006 - 06h11

Putin vai se reunir com Abbas segunda-feira, em Sochi

Moscou, 12 mai (EFE).- Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, vão se reunir segunda-feira em Sochi, balneário russo nas margens do Mar Negro, informou hoje o escritório de imprensa do Kremlin.

Na quinta-feira da semana passada, a Rússia anunciou a transferência de US$ 10 milhões à ANP, governada pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

A Rússia é até agora o único integrante do Quarteto de Madri, o grupo mediador do conflito no Oriente Médio, que também inclui Estados Unidos, União Européia e ONU, a conceder ajuda econômica à ANP desde a chegada ao poder do Hamas, em fevereiro.

Ao contrário dos outros membros do Quarteto, Moscou não considera o Hamas como uma organização terrorista.

A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) afirmou no fim de abril que a suspensão de ajuda direta à ANP "não é de modo algum um ato hostil ao povo palestino" e lembrou que o bloco mantém sua assistência humanitária à população.

A União Européia era o principal doador de ajuda aos palestinos, com 500 milhões de euros em 2005, somando a Comissão e os Estados-membros.

O ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, considerou um "erro" a decisão de EUA, UE e Israel de interromper a ajuda financeira. Para ele, só com o diálogo será possível conseguir que o Hamas cumpra as exigências do Quarteto de Madri: reconhecer o direito de Israel a existir, confirmar a validade dos acordos anteriores e retornar às negociações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host