UOL Notícias Notícias
 

12/05/2006 - 15h26

Tribunal israelense acusa detidos de Jericó por morte de ministro

Jerusalém, 12 mai (EFE).- Um tribunal israelense acusou hoje quatro militantes da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) - detidos no ataque à prisão de Jericó - em relação ao assassinato, em 2001, do então ministro israelense de Turismo Rehavam Zeevi.

Os quatro homens foram acusados de assassinato, pertencer a grupo terrorista e tráfico de explosivos durante uma audiência a portas fechadas, segundo fontes do Ministério da Justiça citadas por vários meios de comunicação israelenses.

Os acusados foram detidos em março, após o ataque israelense à prisão palestina de Jericó, no qual também foi detido o líder da FPLP, Ahmed Saadat. No entanto, Saadat não será julgado pelo assassinato do ministro por falta de provas, segundo já se tinha adiantado antes.

Saadat será julgado separadamente e por crimes não relacionados com o assassinato do ministro.

Ihad Alma, chefe da ala militar do FPLP; Majdi Rimawi, que teria recrutado o comando que assassinou o ministro; Hamdi Kura'an, suposto autor material do atentado; e Basel al-Asmar, acusado de ter ajudado este último na operação, comparecerão à Justiça pela morte de Zeevi.

Em 14 de março, o Exército israelense capturou Saadat e outros cinco dirigentes palestinos que procurava desde 2001, em um espetacular ataque à prisão de Jericó.

Os dirigentes palestinos estavam nessa prisão desde 2002, com base em um acordo internacional pelo qual estavam sob a supervisão de observadores americanos e britânicos, que abandonaram seus postos alegando que não se sentiam mais seguros, e pouco depois o Exército israelense interveio.

A operação, na qual o Exército israelense destruiu a prisão e submeteu os presos em revista apenas de cueca diante das câmaras de televisão, causou muita indignação entre os palestinos, segundo pesquisas posteriores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host