UOL Notícias Notícias
 

14/05/2006 - 07h33

Iraque traz problemas mentais a oficiais britânicos, diz estudo

Londres, 14 mai (EFE).- Milhares de soldados britânicos sofrem de problemas psicológicos após terem servido no Iraque, segundo um estudo financiado pelo Ministério da Defesa e cujo conteúdo foi antecipado hoje pelo jornal local "The Observer".

A pesquisa, que será publicada esta semana e foi realizada por especialistas da universidade King's College de Londres, analisa o impacto psicológico da guerra nos militares do Reino Unido postados no Iraque.

Segundo o veículo, o estudo revela que transtornos como depressão, ansiedade e stress aumentaram "de forma espetacular" entre os soldados britânicos desde o início do conflito, há três anos.

Os analistas da King's College concluíram que a incidência das doenças mentais nos militares britânicos é maior do que indicam as estatísticas do Ministério da Defesa. De acordo com os números oficiais da Defesa, apenas 1,5% dos soldados enviados ao Iraque - menos de 1.400 - deixou o país por problemas psiquiátricos graves.

A pesquisa também afirma que esse fenômeno supera os efeitos causados pela Guerra do Iraque de 1991, quando milhares de oficiais das Forças Armadas britânicas disseram sofrer da chamada "síndrome da Guerra do Golfo", de causa desconhecida e com sintomas como fadiga, febre, náusea e depressão.

Entre as causas da depressão e do stress dos militares estão os contínuos atentados suicidas e ataques da insurgência, assim como a crescente desilusão dos soldados pelo estado de quase guerra civil no território asiático.

A King's College elaborou o estudo, o mais amplo deste tipo feito no Reino Unido, a partir de entrevistas com soldados que participaram da invasão do Iraque em 2003 e com militares que integraram trabalhos posteriores de "manutenção da paz".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host