UOL Notícias Notícias
 

15/05/2006 - 21h43

Daniel Dantas nega ter dossiê sobre conta de Lula no exterior

Rio de Janeiro, 15 mai (EFE).- O banqueiro Daniel Dantas negou hoje ter encomendado, recebido ou divulgado à imprensa um dossiê com dados de uma suposta conta bancária secreta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um paraíso fiscal do exterior.

"Não encomendei nenhuma investigação de qualquer natureza sobre atividades ou pessoas do Governo ou de qualquer autoridade", afirmou o dono do banco de investimentos Opportunity em comunicado divulgado hoje por seus assessores.

Segundo matéria divulgada no último fim de semana pela revista "Veja", Dantas teria em seu poder um dossiê elaborado pela agência de investigação Kroll com os números das contas bancárias secretas em paraísos fiscais que pertenceriam a Lula e outros integrantes do PT.

De acordo com a revista, os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci também teriam contas em paraísos fiscais.

Mesmo admitindo não ter provas da existência das contas bancárias, a reportagem afirma que o relatório foi encomendado e está em poder de Dantas, que recentemente esteve envolvido em escândalos e teria inimizades dentro da liderança do PT.

"Nunca me ocupei em preparar dossiês de qualquer natureza. Como também nunca os encomendei a ninguém", afirmou o banqueiro em seu comunicado.

Dantas está envolvido no "Caso Kroll", escândalo de espionagem investigado há alguns anos pela justiça.

O caso está relacionado à longa disputa entre o Opportunity e a Telecom Italia pelo controle da Brasil Telecom, em que Dantas contratou a Kroll para espionar os dirigentes da empresa italiana no Brasil.

Na época, houve denúncias de que alguns agentes da Kroll teriam espionado colaboradores de Lula, entre eles chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência, Luiz Gushiken, Luiz Gushiken.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,66
    4,358
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h38

    -0,65
    114.561,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host