UOL Notícias Notícias
 

15/05/2006 - 02h46

Palestinos relembram "Dia da Catástrofe" nesta segunda-feira

Gaza, 15 mai (EFE).- Os palestinos na Cisjordânia e em Gaza relembram nesta segunda-feira a "Nakba" ("Catástrofe"), em referência à proclamação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.

A Nabka será lembrada com atos públicos, passeatas e manifestações que coincidirão hoje com o funeral de nove mortos neste domingo em operações e trocas de tiros entre oficiais do Exército israelense e milicianos da Jihad Islâmica na Cisjordânia.

A declaração do Estado judeu em parte da Palestina, segundo uma resolução da ONU, foi seguida imediatamente por uma invasão de forças dos países árabes vizinhos, dando origem à primeira e mais prolongada guerra árabe-israelense, encerrada em 1949 com um armistício firmado pelas partes envolvidas no conflito.

Durante a guerra, centenas de milhares de palestinos, expulsos diante do avanço do Exército israelense ou mesmo fugindo da guerra, alguns com a promessa árabe de que uma eventual vitória de seus militares permitiriam o tão sonhado retorno, perderam todos os bens.

Assim teve início o problema dos refugiados palestinos, que atualmente, com seus descendentes e segundo números fornecidos pelas Nações, já são mais de quatro milhões.

Historiadores israelenses afirmam que mais de 400 povoados e aldeias palestinas desapareceram, e que em seu lugar surgiram muitos kibutz e cidades de Israel. As principais concentrações de refugiados estão na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e nos países limítrofes: Líbano, Jordânia e Síria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    0,32
    3,277
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h52

    1,57
    63.647,04
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host