UOL Notícias Notícias
 

18/05/2006 - 03h25

EUA podem mudar política em relação à Coréia do Norte

Washington, 17 mai (EFE).- O Governo dos EUA estuda um novo enfoque para seu conflito com a Coréia do Norte, que incluiria negociações para um tratado de paz, enquanto continuam os esforços para desmontar o programa nuclear coreano.

O jornal "The New York Times", em artigo publicado hoje na sua página na internet, atribuiu a informação a altos funcionários do Governo e a diplomatas asiáticos.

"The New York Times" iformou que, segundo os assessores do presidente dos Estados Unidos, é muito provável que ele aprove o novo enfoque.

No entanto, o presidente vai exigir que a Coréia do Norte volte às negociações multilaterais sobre seu programa nuclear, que estão suspensas desde setembro.

Uma das principais exigências norte-coreanas desde o começo do conflito foi a assinatura de um tratado de paz com os EUA, para substituir o armistício que encerrou a Guerra da Coréia, em 1953.

Segundo o jornal, a decisão sobre a mudança de política teria sido influenciada pela crescente preocupação do Governo com o programa nuclear iraniano.

"Existe a sensação de que a Coréia do Norte não pode se tornar um modelo para os iranianos, um Estado nuclear que pode dizer não à pressão externa", disse um diplomata asiático citado pelo jornal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host