UOL Notícias Notícias
 

18/05/2006 - 07h24

Prodi: país está bloqueado e necessita de mudança substancial

Roma, 18 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, disse hoje que o país está "bloqueado" e o novo Governo tem que fazer "uma mudança substancial", durante a cerimônia de posse dos 72 novos subsecretários.

O primeiro Conselho de Ministros realizado na quarta-feira, após a posse do novo Executivo, designou Enrico Letta como subsecretário da Presidência do Governo e nomeou 72 subsecretários, dos quais nove terão incumbência de vice-ministro.

"Temos um país bloqueado, que perdeu a orientação ética, as linhas de ação, por isso o novo Executivo tem a grande tarefa de imprimir uma mudança substancial", afirmou Prodi durante a cerimônia. O primeiro-ministro pediu a sua equipe que o ajude porque "é necessário um esforço ético profundo". Prodi acrescentou que para este Executivo "o respeito da ética será o ponto principal".

Prodi destacou que com a nomeação dos subsecretários se completa uma equipe de Governo que "deverá trabalhar durante cinco anos" e disse a eles que será uma tarefa "difícil".

O Governo se apresentará hoje perante o Senado para apresentar o programa e pedir o voto de confiança, o que será feito na sexta-feira, enquanto que na segunda-feira será a vez da Câmara dos Deputados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h10

    -0,53
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h19

    0,62
    63.621,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host