UOL Notícias Notícias
 

19/05/2006 - 10h02

Prodi obtém moção de confiança do Senado como primeiro-ministro

Roma, 19 mai (EFE).- O Senado italiano deu hoje sua confiança a Romano Prodi, vencedor das últimas eleições, como novo chefe de Governo por 165 votos a favor e 155 contra.

Prodi deverá passar agora pelo mesmo trâmite na Câmara dos Deputados, embora a confiança nesta casa esteja assegurada uma vez que a União detém a maioria absoluta nela.

A favor de Prodi votaram os senadores de sua própria coalizão, a União, que tem 158 cadeiras, e os sete senadores vitalícios, enquanto faltou um da Casa das Liberdades, a aliança da oposição que dirige Silvio Berlusconi.

A votação dos sete senadores vitalícios foi contestada pela oposição, que os vaiou, o que motivou uma reprovação por parte do presidente da Câmara, Franco Marini.

A votação na Câmara dos Deputados, onde Prodi já apresentou por escrito seu programa de Governo que expôs ontem no Senado, ocorrerá na próxima segunda-feira.

Uma vez terminada a votação, Prodi disse aos jornalistas: "Não podíamos ter nos saído melhor. Estou muito contente. Temos uma maioria no Senado que é superior à de 1996", em referência ao Executivo do qual ele foi primeiro-ministro anteriormente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host