UOL Notícias Notícias
 

23/05/2006 - 05h19

Chanceler palestino viaja pela Ásia em busca de ajuda

Gaza, 23 mai (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Zahar, iniciou hoje uma viagem pela Ásia, passando por Irã, China, Indonésia, Malásia e Sri Lanka, informou um porta-voz do Ministério.

O objetivo da viagem é solicitar ajuda financeira e apoio para o Governo do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que está há menos de dois meses no poder.

Os Estados Unidos e a União Européia (UE) interromperam suas remessas de ajuda financeira à ANP quando o Hamas chegou ao poder. A volta das remessas depende de Haniyeh reconhecer o Estado de Israel, respeitar os acordos anteriores da ANP e depor as armas.

Devido ao fim da ajuda e às pressões de Washington sobre os bancos árabes, o Governo não consegue reunir os US$ 120 milhões necessários para pagar os salários de 165 mil funcionários públicos.

Eles estão há quase três meses sem receber.

O serviço eletrônico do jornal israelense "Yediot Aharonot" informa que Olmert debateu ontem "a influência do Irã sobre o Governo do Hamas", com a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice. Hoje, ele vai se reunir com o presidente George W. Bush.

Fontes do aparelho de segurança de Israel afirmam que o Irã é um fornecedor de armas, e ultimamente de foguetes Grad ou Katyusha às milícias do Hamas na Faixa de Gaza.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host