UOL Notícias Notícias
 

23/05/2006 - 11h51

Sérvia aceita os resultados do plebiscito de Montenegro

Belgrado, 23 mai (EFE).- O presidente sérvio, Boris Tadic, anunciou hoje que aceita os resultados do plebiscito de domingo, no qual Montenegro decidiu separar-se da Sérvia, apesar de ser a favor da preservação da união estatal servo-montenegrina.

"Como se sabe, eu defendi a preservação do Estado comum, convencido de que esse é um marco melhor para nossa adesão conjunta à União Européia (UE)", disse Tadic em declarações divulgadas pela agência sérvia "Fonet".

"No entanto, como democrata e presidente de um país democrático, estou totalmente disposto a aceitar a decisão majoritária do povo de Montenegro", acrescentou o presidente, após reunir-se em Belgrado com o enviado especial da UE para o plebiscito montenegrino, Miroslav Lajcak.

Tadic manifestou sua satisfação porque o plebiscito transcorreu em calma e com respeito aos princípios democráticos. Ele pediu a todos na Sérvia e em Montenegro que permitam que a Comissão eleitoral central montenegrina determine os resultados definitivos e elimine qualquer dúvida sobre o curso do processo de decisão.

Conforme os resultados preliminares publicados hoje, 55,5% dos eleitores de Montenegro se manifestaram a favor de que esta pequena república proclame a independência da união estatal que forma com a Sérvia.

O bloco unionista montenegrino, que se opõe à independência, reivindicou ontem a apuração de todos os votos emitidos no domingo e anunciou que apresentará reclamações à Comissão Eleitoral por supostas irregularidades.

Segundo a lei, o prazo para a apresentação de eventuais reivindicações vence na próxima sexta-feira.

O primeiro-ministro da Sérvia, Vojislav Kostunica, que se reuniu hoje em Belgrado com Lajcak, reiterou que a Sérvia respeitaria os resultados do plebiscito de Montenegro, mas se negou a pronunciar-se a respeito antes da publicação dos resultados definitivos.

Ainda hoje, o ministro de Exteriores da Sérvia e Montenegro, Vuk Draskovic, cujo partido participa da coalizão governante na Sérvia, felicitou os cidadãos e dirigentes políticos de Montenegro pela decisão que tomaram no plebiscito.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host