UOL Notícias Notícias
 

24/05/2006 - 18h41

Annan pede ao G8 que adote medidas de liberalização comercial

Nações Unidas, 24 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu aos países do Grupo dos Oito (G8) que adotem medidas para liberalizar o comércio a fim de que as nações em desenvolvimento tenham acesso aos mercados mundiais.

Annan fez a convocação em carta enviada aos chefes de Estado e de Governo de Alemanha, do Canadá, dos Estados Unidos, da França, da Grã-Bretanha, da Itália, do Japão e da Rússia, que compõem o G8 e que se reunirão em julho na cidade russa de São Petersburgo.

"Peço aos Governos que adotem medidas firmes de liberalização, que permitam concluir a Rodada de Doha", assinala a carta.

"Os países em desenvolvimento necessitam de acesso aos mercados por parte de seus bens e serviços, e os menos desenvolvidos precisam desfrutar de políticas livres de impostos nas alfândegas e cotas de acesso livre aos mercados", acrescentou.

Annan advertiu que a falta de avanço nas negociações sobre o comércio mundial chegou a "um ponto perigoso", e que agora é o momento de tomar decisões e estabelecer prazos para seu cumprimento.

Neste sentido, também pediu aos países industrializados que eliminem os subsídios à agricultura, e com particular urgência ao algodão, que têm prejudicado o comércio mundial.

Além das questões comerciais, Annan também abordou o tema da segurança energética, e alertou para os riscos que o assunto traz para os países pobres. Lembrou que 1,6 bilhão de pessoas vivem sem eletricidade no mundo, em "uma barreira para a redução da pobreza".

O G8, que reúne os sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia, foi criticado nos últimos anos por defender os interesses de uma elite, contrariando os anseios de pronto atendimento das necessidades do mundo em desenvolvimento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host