UOL Notícias Notícias
 

24/05/2006 - 12h25

Portugal enviará contingente da Guarda Nacional ao Timor Leste

Lisboa, 24 mai (EFE).- O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, anunciou hoje que o país enviará um contingente da Guarda Nacional Republicana (GNR) ao Timor Leste, no marco de uma missão internacional para restabelecer a ordem no país.

Sócrates disse que, uma vez solicitado o pedido do presidente da antiga colônia portuguesa, Xanana Gusmão, "o Governo de Portugal responderá afirmativamente, em um gesto de solidariedade que os portugueses sempre tiveram com o povo timorense".

O primeiro-ministro explicou que o contingente será composto por membros da GNR, mas não informou o número de soldados que serão enviados ao Timor.

O chanceler do Timor Leste, José Ramos Horta, pediu hoje à Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal o envio de tropas ao país para que colaborem na estabilização dos surtos de violência que ocorrem desde abril.

No início do mês, Sócrates recebeu o pedido de ajuda de seu homólogo do Timor Leste, Mari Alkatiri, para resolver os problemas de segurança da ex-colônia portuguesa.

A violência no pequeno país asiático começou em abril, depois que um grupo de soldados licenciados sem pagamento protagonizaram incidentes na capital, Dili.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    0,39
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h52

    0,39
    74.735,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host