UOL Notícias Notícias
 

25/05/2006 - 10h57

Índia cria grupos de trabalho para resolver crise da Caxemira

Nova Délhi, 25 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, propôs hoje a criação de cinco grupos de trabalho encarregados de resolver os problemas que afetam a região do estado da Caxemira (norte do país) sob controle da Índia, informou a agência local "PTI".

Ao apresentar as conclusões da mesa-redonda sobre a Caxemira que está sendo realizada em Srinagar, Singh afirmou que os grupos de trabalho terão como incumbência reforçar os laços com o Paquistão e melhorar a condição dos cidadãos afetados pelos ataques de rebeldes separatistas.

Além disso, também servirão para garantir a boa Administração da Caxemira e melhorar os laços entre o Governo e esse estado.

A composição dos grupos, que se encarregarão também da distribuição de poderes nas distintas regiões do estado, será decidida de acordo com os diferentes líderes políticos, disse Singh.

O primeiro-ministro da Índia anunciou também que haverá projetos de reabilitação para as famílias dos terroristas mortos em ações policiais.

Desde quarta-feira está sendo realizada em Srinagar uma mesa-redonda com 15 representantes de diferentes facções políticas "pró-Índia" para discutir sobre o autogoverno e a autonomia política deste polêmico estado.

Nenhum membro dos grupos moderados separatistas reunidos na Conferência Hurriyat participou da mesa-redonda, apesar de o primeiro-ministro ter expressado sua esperança de que estes se unissem ao debate.

Ao chegar a Srinagar, Singh enviou uma mensagem à Polícia, para que garantisse a segurança sem causar muitos inconvenientes, e pediu aos corpos de segurança que fossem "mais conscientes" dos direitos humanos e das liberdades das pessoas.

Na quarta-feira, um dia antes da chegada do chefe de Governo, 38 pessoas ficaram feridas em um ataque com granada cometido por rebeldes separatistas em Islamabad.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host