UOL Notícias Notícias
 

25/05/2006 - 19h45

Principais pontos da reforma migratória do Senado dos EUA

Washington, 25 mai (EFE).- O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje a maior reforma migratória do país desde 1986, que poderia fomentar a legalização de imigrantes ilegais mas que também prevê sanções empresariais e o reforço da vigilância fronteiriça.

Antes de se transformar em lei, o projeto do Senado tem que ser homologado junto com o aprovado no último 16 de dezembro pela Câmara de Representantes (Baixa), que é muito mais restritivo.

Estes são os principais pontos do projeto de lei da reforma migratória do Senado:

--- Criação de um programa de legalização para os imigrantes em condição irregular que estiverem há mais de cinco anos nos EUA. Os beneficiários terão que pagar multa de US$ 2.500, além do custo dos trâmites.

--- Criação de um programa anual de trabalhadores temporários, que permite que até 200 mil pessoas possam se inscrever em seus países de origem.

--- Declaração do inglês como "idioma nacional" dos EUA.

--- Autorização para o destacamento da Guarda Nacional na fronteira sul dos EUA.

--- Contratação de até quatro mil oficiais adicionais pela Patrulha Fronteiriça e de mais 2.500 inspetores nos portos de entrada do país.

--- Aumento no número de camas nos centros de detenção de imigrantes ilegais de 10 mil para 20 mil.

--- Autorização para construção de um muro de 595 quilômetros na fronteira sul, além de barreiras para evitar passagem de veículos.

--- Limite de 650 mil vistos patrocinados por um empregador sob a nova categoria de vistos "H2C" - o número inclui familiares dos trabalhadores.

--- Modificação do programa de sorteio de vistos. Dois terços dos 55 mil vistos dados anualmente seriam oferecidos a profissionais das áreas de matemática, ciências, tecnologia e engenharia.

--- Modernização do sistema de adoção de crianças estrangeiras, que teriam os mesmos direitos que as nascidas nos EUA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h09

    -0,10
    3,133
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h19

    0,52
    76.369,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host