UOL Notícias Notícias
 

26/05/2006 - 09h32

Chanceler diz que Irã não conversará com os EUA sobre o Iraque

Bagdá, 26 mai (EFE).- O ministro de Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, disse hoje em Bagdá que o Governo de Teerã decidiu não levar adiante o diálogo previsto com os Estados Unidos sobre a situação no Iraque.

Em entrevista coletiva em Bagdá, após reunir-se com seu homólogo iraquiano, Hoshiar Zebari, Mottaki explicou que "infelizmente, os EUA utilizaram a decisão (de Teerã de manter conversas com Washington) de uma forma propagandista e negativa para o Irã".

"Os EUA tentaram criar um ambiente negativo, por isso decidimos bloquear a decisão tomada anteriormente", afirmou o chefe da diplomacia de Teerã.

Mottaki assegurou que sua visita a Bagdá tem como objetivo "felicitar" o novo Governo iraquiano, que recebeu a aprovação parlamentar na semana passada, e colaborar com a reconstrução do país.

Por sua parte, Zebari pediu às autoridades do Irã e dos países vizinhos que levem em conta a atual situação de segurança e política de seu país, onde se desenvolve um processo de transição política.

Zebari pediu aos Estados vizinhos que não se aproveitem das "difíceis circunstâncias" nas quais se encontra o Iraque.

O ministro iraquiano considerou a visita de Mottaki como um acontecimento "positivo que será bom para os interesses dos dois países".

A autoridade iraquiana afirmou que o novo Governo de Bagdá não será uma "ameaça para o Governo iraniano e seu povo" e acrescentou que seu país não deseja que nenhum país vizinho disponha de armas de destruição em massa, numa aparente referência ao controvertido programa nuclear iraniano.

No entanto, Zebari disse que o Irã "tem o direito de dispor da tecnologia e da capacidade nuclear sob as garantias e compromissos internacionais" que impedem que o programa nuclear iraniano seja desviado de usos civis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host