UOL Notícias Notícias
 

28/05/2006 - 08h47

Pequim ordena evacuação da comunidade chinesa no Timor Leste

Pequim, 28 mai (EFE).- O Governo da China enviará amanhã um avião para evacuar os cidadãos chineses que vivem no Timor Leste, devido à onda de violência dos últimos dias na capital, Dili, informou hoje a agência oficial "Xinhua".

A comunidade chinesa no Timor Leste é formada por cerca de 500 pessoas, embora muitas delas já tenham deixado o país nas últimas semanas, segundo comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores chinês.

No último dia 9, Pequim recomendou aos cidadãos que não viajassem ao Timor Leste "se não fosse estritamente necessário", devido à instabilidade política nesse jovem Estado.

É a terceira vez neste ano que a China ordena a evacuação - total ou parcial - de seus cidadãos em outro país. Já realizou operações similares no Nepal e nas Ilhas Salomão, também abaladas por conflitos nos últimos meses.

O presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, deveria iniciar amanhã uma visita oficial à China, mas esta foi cancelada na semana passada.

A República Popular da China apoiou o movimento independentista do Timor Leste em seu conflito com a Indonésia, e enviou grupos de policiais para participar das missões de paz da ONU nesse país, que se tornou um Estado soberano em 2002.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host