UOL Notícias Notícias
 

04/06/2006 - 09h10

Olmert dirá a Mubarak que quer se reunir em particular com Abbas

Sharm el-Sheikh (Egito), 4 jun (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, dirá ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, com quem terá uma reunião hoje, que não quer "por enquanto" uma reunião entre eles e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Olmert alegará que prefere um primeiro contato particular com o líder palestino, para se conhecerem.

Segundo altos funcionários de Olmert - que falaram com a condição de não terem a identidade revelada -, o primeiro-ministro dirá a Mubarak que não quer "uma cúpula a três, por enquanto", mas não descarta essa fórmula, que "considera positiva" para o futuro, quando for o momento de negociar.

Em um primeiro momento, trata-se de "iniciar um diálogo e se conhecer", não ainda de negociar, e para isso Olmert considera melhor uma reunião particular com Abbas.

Outras fontes da delegação disseram que o incidente na fronteira entre Israel e Egito, no qual morreram este fim de semana dois policiais egípcios, "não terá nenhum impacto na cúpula" entre Olmert e Mubarak, que acontecerá em Sharm el-Sheikh, no sul do Sinai.

O incidente está sendo investigado e, até haver conclusões, não se atuará a respeito, disse um alto funcionário.

No entanto, o tema da segurança nessa fronteira será discutido no encontro de hoje, assim como o problema do terrorismo internacional e assuntos bilaterais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host