UOL Notícias Notícias
 

05/06/2006 - 05h16

Asefi: usinas nucleares no Pérsico não são risco ao meio ambiente

Teerã, 5 jun (EFE).- O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hamid-Reza Asefi, disse hoje que as usinas nucleares de Bushehr, no Golfo Pérsico, não representam risco para o meio ambiente, informou a televisão pública iraniana.

Asefi fez as declarações à televisão como resposta ao comunicado final emitido após a reunião dos ministros de Exteriores do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico, no qual os Estados-membros expressam sua preocupação com a possível contaminação do meio ambiente que poderia ser provocada por usinas nucleares iranianas.

"É uma surpresa que estes países se mostrem preocupados com instalações que ainda não começaram a operar e onde o combustível nuclear ainda não foi injetado", explicou Asefi.

O porta-voz ministerial lembrou que o Irã assegurou várias vezes aos líderes da região que as instalações não representam nenhum perigo.

Asefi insistiu em que toda a instalação de Bushehr está sendo realizada sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), por isso qualificou de "imaginações" as preocupações dos países vizinhos.

O Alto Representante de Política Externa da UE, Javier Solana, deve chegar hoje a Teerã para apresentar, em nome da comunidade internacional, a proposta estipulada na quinta-feira em Viena para superar a crise desatada pelo programa nuclear do Irã.

EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França, Alemanha e UE decidiram na quinta-feira em Viena oferecer um conjunto de incentivos para tentar convencer o Irã a suspender seus polêmicos planos de enriquecimento de urânio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host