UOL Notícias Notícias
 

06/06/2006 - 19h53

OEA apóia nova reivindicação argentina sobre Ilhas Malvinas

Santo Domingo, 6 jun (EFE).- Os chanceleres da OEA apoiaram hoje a reivindicação da Argentina pela retomada das negociações com a Grã-Bretanha para tentar solucionar a disputa que os dois países mantêm em torno da soberania das Ilhas Malvinas.

A Assembléia Geral aprovou uma declaração na qual expressa sua satisfação pela reafirmação da vontade do Governo argentino de "continuar explorando todas as vias possíveis" para a solução pacífica do litígio.

O documento reafirma ainda a necessidade de os Governos da Argentina, do Reino Unido e da Irlanda do Norte "iniciarem, o mais rápido possível, as negociações sobre a disputa de soberania".

A aprovação do texto ocorreu imediatamente depois que a Argentina, como faz a cada ano, expôs perante o plenário a chamada "questão das Ilhas Malvinas", qualificada pela OEA como assunto de permanente interesse continental.

O chanceler argentino, Jorge Taiana, denunciou a posição do Reino Unido nessa controvérsia, ao afirmar que Londres "não parou de promover atos unilaterais que introduzem modificações na situação das ilhas", contrariando normativas da ONU.

O Governo da Argentina "protestou e rejeitou esses pretensos exercícios jurisdicionais britânicos", acrescentou.

Segundo Taiana, esses atos "não contribuem para a solução da disputa e devem ser suspensos".

O chanceler citou declarações do presidente Néstor Kirchner, nas quais o presidente argentino expressou o empenho de seu povo para resgatar a soberania das Ilhas e sua vontade de retomar o diálogo de boa fé.

As ilhas pertenceram à Argentina desde sua independência, em 1816, até que foram ocupadas pelas forças militares britânicas em 1833.

Com o objetivo de recuperá-las, as Forças Armadas da Argentina ocuparam as ilhas em 2 de abril de 1982, o que iniciou uma guerra encerrada em 14 de junho do mesmo ano com a rendição das tropas de Buenos Aires.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,32
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h18

    1,63
    62.677,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host