UOL Notícias Notícias
 

07/06/2006 - 23h17

EUA rejeitam relatório europeu sobre vôos secretos da CIA

Washington, 7 jun (EFE).- O Departamento de Estado americano rejeitou hoje um relatório elaborado pelo Conselho da Europa que afirma que 14 países europeus colaboraram ou toleraram vôos secretos realizados pela Central de Inteligência Americana (CIA).

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, afirmou que seu Governo está "decepcionado pelo tom e o conteúdo" do relatório. "Não vemos nenhum dado sólido nele. Parece ter muitas alegações, mas não dados reais que o respaldem", declarou o porta-voz, que afirmou que o documento parece ser uma "adaptação" de acusações prévias.

McCormack assegurou que a cooperação em matéria de inteligência dos EUA com a Europa e outros países "salva vidas na guerra contra o terrorismo".

O relatório elaborado pela Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa (Pace) e apresentado hoje pelo parlamentar suíço Dick Marty assegura que 14 países europeus participaram de forma ativa ou passiva na "teia" criada pela CIA para promover transferências consideradas ilegais de supostos terroristas para prisões secretas.

O presidente da comissão temporária do Parlamento Europeu (PE), Carlos Coelho, disse, também nesta quarta-feira, "não estar surpreso pelas conclusões" do relatório de Conselho. Após ter acesso às conclusões do relatório, Coelho ressaltou que "parece que está claro que a existência de atividades da CIA na Europa foi corroborada e comprovada", segundo informa em um comunicado do PE.

Já o Governo irlandês veio a público rejeitar as conclusões do relatório do Conselho sobre o caso. Um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores indicou que "de forma alguma" seu Governo deu apoio logístico a vôos da CIA, segundo afirma o documento da UE, e assegurou que "segue contrário" a esse tipo de atividade.

O porta-voz acrescentou que "não há provas" que demonstrem que houve vôos de aviões com prisioneiros a bordo na Irlanda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host