UOL Notícias Notícias
 

07/06/2006 - 17h53

Rússia defende retomada de diálogo direto entre ANP e Israel

Moscou, 7 jun (EFE).- O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, defendeu hoje a retomada do diálogo direto entre a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e Israel, em um encontro com o ex-ministro das Relações Exteriores da ANP Nabil Shaath.

Lavrov expressou a esperança de que as tradicionais convocações da ONU para promover o processo de paz no Oriente Médio ajudem a restabelecer a unidade entre as facções palestinas na ANP, além de favorecer os contatos desta com o Governo de Israel.

"Confiamos em que este diálogo permitirá criar as condições para o restabelecimento da estabilidade nos territórios palestinos e, principalmente, dos contatos diretos entre a ANP e Israel", disse o ministro russo, segundo a agência "Interfax".

Lavrov também expressou a preocupação de Moscou com a ameaça de divisão da sociedade palestina, e expressou apoio ao diálogo interno promovido pelo presidente da ANP, Mahmoud Abbas.

O ministro russo acrescentou que Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, "devem compreender sua responsabilidade pela normalização da situação na região".

"Segundo entendemos, Abbas e Olmert estão dispostos a um encontro pessoal. Seria um passo muito importante para que ambas as partes possam ouvir uma à outra", especificou.

Shaath agradeceu a Moscou pelo apoio oferecido à ANP e pelas ajudas financeiras, e disse que as autoridades palestinas realizam um diálogo interno com objetivo de manter a união nacional.

Quanto às relações com o Governo israelense, o ex-ministro de Exteriores da ANP disse que "a parte palestina cumprirá suas obrigações, e espera que Israel faça o mesmo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host