UOL Notícias Notícias
 

08/06/2006 - 14h21

Assessor de segurança anunciou a morte de Zarqawi para Bush

Washington, 8 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, recebeu a notícia da morte do líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi, nesta quarta-feira às 22h20 (de Brasília) do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Steve Hadley, e se mostrou satisfeito com o fato.

Na entrevista coletiva habitual, o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, relatou hoje o desenvolvimento dos eventos na sede do Governo americano e ressaltou que a morte do líder da Al Qaeda no Iraque não supõe o fim dos problemas no país árabe.

Snow explicou que Bush recebeu a primeira notícia às 16h35 (17h35 de Brasília) após uma reunião com membros do Congresso dos EUA, quando estava com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o vice-presidente, Dick Cheney, assim como seu chefe de gabinete, John Bolten.

O assessor disse também que Bush estava muito satisfeito pela notícia e, posteriormente, às 21h20 (22h20 de Brasília) Hadley informou ao presidente americano que uma análise das impressões digitais confirmavam que Zarqawi tinha morrido.

Após a confirmação da morte, ficou decidido que a notícia seria divulgada oficialmente pelo primeiro-ministro do Iraque.

Durante a manhã de hoje Bush teve uma breve conversa com o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, - que o felicitou pela morte de Zarqawi - e com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki.

O assessor da Casa Branca disse também que os Estados Unidos esperam agora que uma das primeiras reações dos terroristas e das forças insurgentes será tentar demonstrar que não foram "debilitados".

Snow ressaltou também o fato de que os iraquianos colaboraram plenamente para localizar o lugar onde se encontrava Zaqawi.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host