UOL Notícias Notícias
 

13/06/2006 - 18h31

Iraque pede prolongamento da presença da força multinacional

Nações Unidas, 13 jun (EFE).- O Governo do Iraque pediu ao Conselho de Segurança da ONU que prolongue no país a presença da força multinacional liderada pelos Estados Unidos, devido à persistente situação de violência.

O pedido foi feito em uma carta com data de 9 de junho remetida pelo ministro de Assuntos Exteriores do Iraque, Hoshiar Zebari, à Presidência do Conselho de Segurança.

Na carta, divulgada hoje pela ONU, o Governo iraquiano pede que "a assistência que a comunidade internacional presta continue para garantir a estabilidade e a segurança do país e impedir que elementos terroristas cruzem as fronteiras e penetrem" no país.

"Reconhecemos que o Iraque enfrenta um movimento insurgente, inclusive com elementos do exterior, que utiliza meios e métodos terroristas para perturbar e impedir a transição do país a uma democracia pluralista", diz o ministro no comunicado.

Na carta, o funcionário do Governo reconhece que ambas as partes estão trabalhando para fortalecer as forças de segurança nacionais, paara que "os iraquianos possam assumir totalmente a responsabilidade pela sua segurança".

Mas enquanto esse dia não chega, "o Governo do Iraque acolhe a presença da força multinacional, que nos permite continuar a reconstrução e a transição democrática e econômica", diz Zebari.

A força multinacional, que atualmente conta com cerca de 153 mil soldados, principalmente dos Estados Unidos, foi criada a partir das forças da coalizão que ocuparam o Iraque e derrubaram o ex-presidente Saddam Hussein.

Quando a coalizão devolveu o poder aos iraquianos, em junho de 2004, foi estabelecida uma força multinacional com a missão de ajudar a garantir a segurança no Iraque, que deve acabar quando a transição estiver terminada ou quando Governo de Bagdá pedir.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host