UOL Notícias Notícias
 

17/06/2006 - 19h15

Presidentes assinarão incorporação da Venezuela ao Mercosul

Buenos Aires, 17 jun (EFE).- Os presidentes dos países que formam o Mercosul assinarão em 4 de julho, em Caracas, o protocolo de adesão da Venezuela ao bloco sul-americano, anunciou hoje a Chancelaria da Argentina em comunicado.

A assinatura acontecerá durante a Reunião Extraordinária de Presidentes do Mercosul, que será liderada pelo presidente da Argentina, Néstor Kirchner, como atual titular do bloco regional.

Com a assinatura do protocolo, a Venezuela será incorporada como quinto membro pleno do bloco sul-americano, já integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A reunião extraordinária foi estipulada na sexta-feira, durante o encontro que os chanceleres do bloco mantiveram em Buenos Aires, no qual assinaram o protocolo de adesão da Venezuela e definiram detalhes para a organização da cúpula que acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de julho, na Argentina.

"Os cinco países confirmam, deste modo, seu compromisso com a consolidação do processo de integração da América do Sul no contexto da integração latino-americana, que contará com 75% do PIB do continente e incluirá os 250.000.000 habitantes das nações que formam o bloco", afirmou o comunicado da Chancelaria.

O protocolo de adesão da Venezuela fixa um máximo de quatro anos, a partir de sua ratificação parlamentar pelos membros do bloco, para que o país presidido por Hugo Chávez adote a tarifa externa comum, a nomenclatura comum e o acervo normativo do Mercosul.

Além disso, estabelece prazos que, no máximo, chegam a 1º de janeiro de 2014 para o livre-comércio entre a Venezuela e os outros membros do bloco. No entanto, Uruguai e Paraguai poderão ingressar imediatamente no mercado venezuelano sem tarifas, benefício que reconhece as assimetrias comerciais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    -0,47
    3,130
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h55

    -0,50
    75.228,24
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host