UOL Notícias Notícias
 

28/06/2006 - 10h59

Congresso peruano ratifica acordo comercial com EUA

Lima, 28 jun (EFE).- O plenário do Congresso peruano aprovou hoje por grande maioria o polêmico Acordo de Promoção Comercial Peru-Estados Unidos (ACP), conhecido anteriormente como tratado de livre-comércio.

O convênio bilateral com Washington foi aprovado na madrugada desta quarta-feira, após quinze horas de discussão, por 79 votos a favor, 14 contra e 6 abstenções.

Os legisladores também aprovaram vários projetos que prevêem compensações para o setor agrícola por um valor de mais de US$ 171 milhões.

A discussão do documento foi suspensa na terça-feira à noite, por trinta minutos, devido à entrada de um grupo de congressistas nacionalistas eleitos que protestaram contra o ACP no Congresso.

Os grupos opositores ao acordo, liderados pelo ex-candidato presidencial Ollanta Humala, devem sair às ruas para protestar contra a ratificação do tratado.

O ACP, assinado em abril em Washington após mais de um ano de negociações, ainda deve ser ratificado pelo Congresso dos Estados Unidos para que entre em vigor em 2007.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host