UOL Notícias Notícias
 

06/07/2006 - 13h16

Hu transmite a Bush oposição chinesa a medidas que elevem tensão

Pequim, 6 jul (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, disse hoje por telefone a seu homólogo americano, George W. Bush, que Pequim se opõe a qualquer ação que aumente a tensão na Península Coreana, informou o Ministério de Assuntos Exteriores chinês.

Em comunicado divulgado pela agência estatal "Xinhua", Hu garantiu a Bush que a China está comprometida a manter a paz e a estabilidade na Península Coreana, mas é contrária a empreender ações que elevem a tensão.

Segundo o documento oficial chinês, Bush manifestou que os Estados Unidos estão "preocupados" com a atual situação na península e ressaltou que continua firme em seu compromisso de resolver a crise por meio de medidas diplomáticas.

A nota não esclarece, no entanto, se o presidente americano pediu a Hu durante a conversa uma postura mais firme por parte da China em relação à Coréia do Norte após o lançamento dos mísseis.

Hu reiterou que seu país está "profundamente preocupado" e ressaltou que "nesta situação tão complicada, é muito necessário que todas as partes envolvidas mantenham a calma e mostrem moderação".

O líder chinês acrescentou que seu país está disposto a manter as negociações com todas as partes envolvidas no assunto.

A conversa telefônica ocorreu no mesmo dia em que Pequim evitou de novo condenar diretamente o lançamento de mísseis pela Coréia do Norte.

Christopher Hill, negociador americano para as conversas de seis lados, chegará amanhã a Pequim, onde se reunirá com o vice-ministro de Assuntos Exteriores, Wu Dawei, representante chinês no diálogo nuclear, que viajará para Pyongyang na próxima segunda-feira.

A China se opõe à eventual aplicação de sanções ao regime norte-coreano pelo Conselho de Segurança da ONU e, segundo manifestou hoje a porta-voz de Assuntos Exteriores, Jiang Yu, a resposta do organismo deve "contribuir" para que os esforços diplomáticos se imponham, para manter a paz e a estabilidade na área.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host