UOL Notícias Notícias
 

10/07/2006 - 12h04

Sarkozy defende maior controle da imigração na cúpula de Rabat

Rabat, 10 jul (EFE).- O ministro do Interior da França, Nicolas Sarkozy, advertiu que "o fracasso da África hoje seria o desastre da Europa amanhã", na abertura da Conferência de Imigração e Desenvolvimento de Rabat, da qual participam 57 países europeus e africanos.

Sarkozy, que assiste à reunião na capital marroquina junto aos ministros de Assuntos Exteriores e Cooperação franceses, ressaltou que "a gestão do fluxo migratório entre África e Europa é a chave para a estabilidade do mundo".

O ministro francês disse que a imigração zero seria "imoral e irrealizável", mas também alertou que "no final, a abertura geral das fronteiras da Europa provocaria uma desestabilização maior do continente e o risco do acesso ao poder de partidos extremistas e xenófobos".

"A África seria a primeira vítima do aumento do número de partidos xenófobos na Europa", afirmou o representante francês, que propôs que os imigrantes que investirem em seus países de origem sejam isentos do imposto sobre a renda.

Sarkozy qualificou de "intolerável" a situação vivida atualmente na Europa, e ressaltou que a Europol estima em 500 mil o número de imigrantes ilegais que chegam ao continente a cada ano.

"É tempo de a Europa e a África unirem suas forças para erradicar este tráfego odioso, versão contemporânea da escravidão", afirmou.

O ministro defendeu o modelo francês de "emigração seletiva" e negou que este represente "uma seleção unilateral de imigrantes com base em seus diplomas acadêmicos".

A conferência de Rabat, promovida pela Espanha e por Marrocos com o apoio da França, reunirá até amanhã os ministros de Assuntos Exteriores ou de Interior de 57 países europeus e africanos para abordar pela primeira vez o fenômeno migratório de uma perspectiva global.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h50

    -0,21
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host