UOL Notícias Notícias
 

14/07/2006 - 10h57

Jaroslaw Kaczynski assume como premier da Polônia diante do irmão

Varsóvia, 14 jul (EFE).- O líder do partido Lei e Justiça (PiS), Jaroslaw Kaczynski, fez o juramento hoje como primeiro-ministro da Polônia diante de seu irmão gêmeo, o presidente polonês, Lech Kaczynski, acompanhado por toda sua equipe de Governo.

A única novidade na equipe de Jaroslaw Kaczynski em relação ao Governo anterior de Kazimierz Marcinkiewicz, que renunciou no sábado passado, é o novo ministro das Finanças, Stanislaw Kluza.

Também esteve presente no palácio presidencial Andrzej Lepper, líder do partido populista Samoobrona, que no Governo de Jaroslaw Kaczynski é ao mesmo tempo vice-primeiro-ministro e ministro da Agricultura, o que coloca fim a uma série de rumores sobre uma possível ausência do político no ato de posse.

A cerimônia de posse do novo Governo abre caminho para sua aprovação parlamentar, que acontecerá na próxima quarta-feira, e a partir de então a Polônia será governada por dois irmãos gêmeos idênticos.

O Governo de coalizão do PiS com os populistas do Samoobrona e os ultradireitistas católicos da Liga das Famílias Polonesas tem 239 cadeiras, das 460 vagas do Parlamento, e com isso não deverá ter problemas para sua aprovação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host