UOL Notícias Notícias
 

16/07/2006 - 12h40

Liga Árabe pede "mobilização" para ajudar o Líbano e palestinos

Cairo, 16 jul (EFE).- O secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, pediu hoje a "mobilização" do mundo árabe e islâmico para prestar ajuda humanitária e política aos povos libanês e palestino.

Moussa, que fez o pedido em comunicado divulgado na sede da organização pan-árabe, no Cairo, ressaltou que o respaldo é necessário para ajudar esses dois povos a enfrentar as "agressões israelenses".

Nesse sentido, o principal responsável da Liga pediu às "organizações governamentais e civis árabes e muçulmanas que prestem toda a ajuda que puderem aos libaneses, cujo país se vê exposto diariamente à destruição por parte das tropas israelenses".

O secretário-geral da organização pan-árabe lembrou no comunicado que o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, anunciou hoje que "o país (após os bombardeios israelenses) se transformou em uma zona de desastre, por isso necessita de um plano árabe e internacional rápido e global para ajudá-lo".

O pedido foi feito um dia depois de Moussa presidir no Cairo uma reunião de emergência dos ministros de Exteriores da Liga Árabe para tratar das "agressões" israelenses contra o Líbano e os palestinos.

Os chefes da diplomacia árabe condenaram no discurso de encerramento da reunião a "agressão" israelense contra o Líbano e os territórios palestinos e, embora tenham criticado o grupo xiita libanês Hisbolá, apoiaram as exigências dessa milícia sobre o fim imediato dos ataques do Estado judeu e uma "troca de prisioneiros".

Os bombardeios israelenses, que se iniciaram na quarta-feira contra o sul do Líbano após a captura de dois soldados israelenses pelo Hisbolá, causaram a morte de 113 pessoas, informou hoje o Ministério libanês de Saúde.

O número de vítimas mortais inclui as que morreram hoje nos diferentes ataques da aviação israelense contra áreas do sul de Beirute e das cidades de Nabatiyeh e de Tiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    0,12
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h11

    -0,59
    63.708,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host