UOL Notícias Notícias
 

23/07/2006 - 17h52

Remédio contra o câncer é perigoso para o coração

Washington, 23 jul (EFE).- O Gleevec, remédio até então considerado milagroso na luta contra o câncer, pode ser perigoso para o coração, segundo cientistas do Colégio Médico Jefferson da Filadélfia, em estudo publicado hoje.

Em artigo publicado na revista "Nature Medicine", os pesquisadores afirmaram que os problemas cardíacos também poderiam ser devido a outros remédios que têm como ingrediente básico inibidores de tirosina quinase.

O grupo de cientistas disse que os estudos feitos em ratos e em cultivos de células cardíacas constataram que o Gleevec é o causador dos problemas.

O estudo foi realizado depois que dez pacientes de leucemia mielógena crônica desenvolveram problemas cardíacos graves.

"Descobrimos que o alvo molecular do medicamento, a proteína tirosina quinase Abelson, cumpre uma função nas células do músculo cardíaco e é necessária para seu funcionamento", disse Thomas Force, diretor do estudo.

"Mesmo que o câncer seja tratado de forma efetiva, haverá uma certa porcentagem de pacientes que experimentarão um nível grande de disfunção ventricular, e até uma parada cardíaca", disse.

O Gleevec é um dos novos remédios contra o câncer que desativa uma enzima que promove a conversão cancerígena das células e sua multiplicação.

Force considerou o Gleevec um remédio "maravilhoso", mas também disse que é necessário advertir que seus efeitos secundários podem ser graves.

"Estamos chamando a atenção diante do fato de que o Gleevec e outros remédios similares poderiam ter grandes efeitos colaterais para o coração, e os médicos devem ter conhecimento disso", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    0,12
    3,161
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host