UOL Notícias Notícias
 

27/07/2006 - 04h18

Limpeza de vazamento de óleo pode custar 30 milhões de euros

Beirute, 27 jul (EFE).- O vazamento no mar de 10 mil toneladas de gasóleo, provocado pelos bombardeios israelenses nos depósitos da central elétrica de Jieh, no Líbano, deixou uma mancha negra no litoral libanês cuja limpeza custará de 10 a 30 milhões de euros, segundo o jornal "L'Orient-Le Jour".

O jornal, que cita como fonte Ghada Mitri, alta funcionária do Ministério do Meio Ambiente, informa que a mancha se espalha ao longo de 80 quilômetros do litoral.

Em entrevista ao "L'Orient-Le Jour", Mitri diz que o Líbano vai precisar da ajuda de países como o Kuwait, especialistas no assunto, para poder limpar suas costas.

As 10 mil toneladas de gasóleo saíram principalmente dos depósitos da central elétrica de Jieh, atacada pela aviação israelense. Segundo Mitri, há um sério risco de vazamento de mais 15 mil toneladas de outro depósito na mesma central, também afetado pelas bombas.

A camada de petróleo solidificado que flutua sobre as águas não só mata todos os peixes que entram em contato com ela mas também impede a chegada da luz ao fundo do mar, o que põe em perigo numerosas espécies, como as tartarugas marinhas.

O jornal "Daily Star" analisa os prejuízos causados ao Líbano pelo bloqueio de seus portos, especialmente o de Beirute, que normalmente é responsável pela entrada no país de US$ 5 milhões diários.

Segundo analistas do Ministério das Finanças, 75% da receita de taxas alfandegárias e impostos sobre o valor agregado vêm do porto da capital.

Se o bloqueio continuar, os analistas prevêem perdas de US$ 200 milhões mensais, acrescenta o jornal.

Há centenas de contêineres bloqueados no porto de Beirute, que só está funcionando para os navios que chegam para resgatar os cidadãos estrangeiros que saem do país e para receber ajuda humanitária. Não há atividade comercial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host