UOL Notícias Notícias
 

29/07/2006 - 12h33

Abbas diz que palestinos querem acalmar situação no Oriente Médio

Cairo, 29 jul (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou hoje que seu povo está determinado a "acalmar a situação" nos territórios palestinos, além de conseguir um cessar-fogo no Líbano.

Segundo informou a agência oficial egípcia de notícias "Mena", Abbas conversou com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, sobre os últimos acontecimentos nos territórios palestinos e no Líbano e sobre o apoio político e econômico egípcio aos palestinos.

O presidente da ANP disse que os palestinos querem o fim de todas as operações militares nos territórios palestinos e a solução do conflito criado em torno do soldado israelense capturado em 25 de junho por milicianos do Hamas.

Segundo Abbas, até o momento "não conseguimos nenhuma solução definitiva para este assunto".

No entanto, o presidente palestino insistiu na importância de um acordo sobre a continuidade das operações militares e a captura do soldado israelense para "que o povo palestino possa sair da destruição que sofre agora, especialmente na Faixa de Gaza".

"Queremos acabar com esta situação, reconstruir Gaza e atrair os investimentos (para esta faixa)", acrescentou Abbas.

Sobre o papel dos EUA no conflito palestino-israelense, o presidente da ANP afirmou que "os americanos sempre dizem que querem ajudar e depois não acontece nada".

Abbas finalmente disse esperar que o soldado israelense seja libertado e que as operações militares nos territórios palestinos cessem.

A visita de Abbas ao Egito faz parte de uma viagem que ele realiza pelo Oriente Médio, passando por Arábia Saudita, Kuwait e Catar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host