UOL Notícias Notícias
 

01/08/2006 - 15h06

Daniel Ortega deseja que Fidel se recupere de operação

Manágua, 1 ago (EFE).- O líder sandinista Daniel Ortega expressou nesta terça-feira seu desejo de que o presidente de Cuba, Fidel Castro, se recupere da operação a que foi submetido na segunda-feira após sofrer uma hemorragia intestinal aguda.

"Fidel, acredito firmemente que um espírito como o seu sairá recuperado, invicto, deste transe, e que o heróico povo cubano saberá dar novas lições de dignidade, força e solidez revolucionárias", afirma Ortega em carta dirigida a Fidel.

Ortega acrescentou que o povo cubano e todos os que levam consigo "os sonhos desse mundo justo, solidário, melhor e possível, do qual o senhor (Fidel) é líder indiscutível", sairão fortalecidos após a recuperação do presidente cubano.

Ortega, ex-presidente da Nicarágua (1985-1990), secretário-geral da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN, esquerda) e candidato à Presidência do país nas eleições de novembro, afirmou que a história de Fidel é um "símbolo vivo de nossas lutas".

Fidel foi aliado dos sandinistas na década de 80, a quem apoiou com assistência social, econômica e militar em sua luta com a contra-revolução financiada pelos EUA.

O presidente Fidel Castro delegou na segunda-feira de forma temporária o poder a seu irmão Raúl, enquanto se recupera da intervenção cirúrgica feita após uma grave hemorragia intestinal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host