UOL Notícias Notícias
 

03/08/2006 - 21h05

Venezuela ordena retirada de seu embaixador de Israel

Caracas, 3 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou hoje a retirada do embaixador da Venezuela em Israel, em protesto contra o "genocídio" cometido contra os povos do Líbano e da Palestina.

Chávez condenou também os Estados Unidos, que "se negaram a permitir que o Conselho de Segurança das Nações Unidas tome atitudes para frear o genocídio que Israel está cometendo contra os povos do Líbano e da Palestina".

"Ordenei a retirada de nosso embaixador de Israel, pois fico indignado ao ver como o Estado de Israel segue atropelando e esquartejando pessoas inocentes, com o apoio dos EUA", declarou Chávez.

O governante afirmou que não entende como "o mundo pode olhar de braços cruzados o horror que vem ocorrendo no Oriente Médio". Essa foi a primeira aparição pública de Chávez após uma viagem de 14 dias por países sul-americanos, europeus, asiáticos e africanos.

"O mínimo que a Venezuela pode fazer é elevar a voz em favor da paz e da justiça", afirmou o governante.

Chávez assinalou que a posição venezuelana "em favor da paz e a justiça" é a razão pela qual os Estados Unidos vem tentando evitar que o país obtenha um posto não-permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Chávez assegurou que, uma vez no Conselho de Segurança, a "Venezuela lutará para defender os direitos dos pobres, dos que não têm voz, dos milhões e milhões que seguem sendo atropelados pelo imperialismo".

O presidente afirmou ter recebido o apoio de Rússia, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Irã à candidatura venezuelana.

"A cada dia cresce o apoio à candidatura da Venezuela a um posto não-permanente no Conselho de Segurança", afirmou Chávez.

Venezuela e Guatemala concorrem no grupo latino-americano e caribenho por um posto não-permanente no Conselho de Segurança..

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além das 15 nações da Comunidade do Caribe (Caricom) expressaram seu apoio à Venezuela, enquanto a Colômbia e os países centro-americanos se manifestaram em favor da Guatemala.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host