UOL Notícias Notícias
 

05/08/2006 - 13h14

Conselho de Segurança convoca reunião sobre conflito no O. Médio

Nações Unidas, 5 ago (EFE).- O Conselho de Segurança convocou hoje uma reunião para discutir a minuta de resolução estipulada pelos Estados Unidos e pela França que pede o fim das hostilidades entre Israel e as milícias do Hisbolá.

Os quinze membros do Conselho em plenário debaterão a resolução às 15h (17h em Brasília), com a intenção de poder adotá-la nos próximos dias, segundo informou o embaixador dos EUA perante a ONU, John Bolton.

A França e os EUA, que lideraram os esforços dentro do Conselho para a elaboração desta resolução, conseguiram chegar a um acordo após dias de intensas negociações e notórias divergências.

O presidente francês, Jacques Chirac, confirmou o acordo, em que se pede o "fim das hostilidades e para trabalhar por um cessar-fogo permanente e uma solução a longo prazo", segundo um comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu.

Embora os detalhes do texto da resolução não tenham sido divulgados, fontes diplomáticas afirmaram que não se pede o fim imediato das hostilidades, mas um fim "completo" da violência, o que garantirá a Israel o direito a manter sua ofensiva militar se for atacado pelas milícias do Hisbolá.

Esta minuta, caso seja aprovada, será o primeiro passo para pôr fim ao conflito do Líbano, já que se espera também a elaboração de outra resolução, na qual se estabelecerá um marco político para alcançar uma paz duradoura e o envio de uma força multinacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,26
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h03

    0,65
    69.079,82
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host