UOL Notícias Notícias
 

06/08/2006 - 04h26

Hisbolá afirma ter lançado dezenas de foguetes contra Haifa

Beirute, 6 ago (EFE).- A Resistência Islâmica, o braço armado do Hisbolá, assegurou hoje que seus milicianos lançaram dezenas de foguetes Raad II contra Haifa, porto israelense localizado no norte do Estado judeu.

Segundo um comunicado divulgado pela emissora de TV "Al-Manar", órgão de comunicação do Hisbolá, os projéteis foram lançados como resposta aos últimos ataques israelenses contra o Líbano.

Segundo fontes policiais, pelo menos seis civis libaneses morreram nas últimas horas e outros cinco ficaram feridos em um ataque aéreo israelense nas proximidades de Sidon, cerca de 40 quilômetros ao sul de Beirute.

Aviões de combate israelenses lançaram um míssil ar-terra contra uma casa habitada por 11 pessoas na localidade de Ansar, vizinha ao porto de Sidon, afirmaram as fontes, que acrescentaram que meia hora depois, enquanto as equipes de resgate trabalhavam entre os escombros, a aviação israelense realizou um novo bombardeio.

A cidade de Sidon amanheceu neste sábado repleta de panfletos utilizados pelo Exército israelense para pedir aos moradores locais que abandonem suas casas, já que acreditam que membros do Hisbolá estão se escondendo entre a população.

Ao leste do país, na região de Baalbeck, os caças-bombardeiros israelenses atacaram várias estradas que ligam o vale às montanhas do Líbano.

Além disso, foram bombardeados alvos no norte de Beirute e destruídas duas pontes na província de Akkar, próxima da fronteira com a Síria. Até o momento, não foi informado se estes ataques deixaram vítimas.

Os aviões israelenses também atacaram seis alvos vinculados à Frente Popular de Libertação da Palestina-Comando Geral (FPLP-CG) na localidade de Qusaya-Kfar Zabad, no vale de Beka.

Os ataques acontecem horas depois de os 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas se reunirem a portas fechadas para debater um projeto de resolução estipulado pelos EUA e pela França para buscar uma saída ao conflito no Líbano.

O projeto solicita uma "suspensão completa das hostilidades" entre Israel e a milícia xiita libanesa Hisbolá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host