UOL Notícias Notícias
 

10/08/2006 - 15h33

Conselho Segurança amplia em um ano a missão da ONU no Iraque

Nações Unidas, 10 ago (EFE).- O Conselho de Segurança autorizou hoje a extensão por mais doze meses da Missão de Assistência da ONU para o Iraque (Unami), com o objetivo de ajudar o Governo do Iraque a fortalecer suas instituições.

Os quinze membros do Conselho votaram por unanimidade a resolução que prorroga o mandato da missão até 10 de agosto de 2007, e pode ser revisado caso seja solicitado pelo Governo do Iraque.

A renovação do mandato da Unami foi solicitada pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em seu último relatório, após o pedido realizado pelo Governo Iraquiano em carta datada de 1 de agosto.

Na resolução, se reafirma que a "ONU deve desempenhar um papel de destaque na prestação de ajuda ao trabalho do povo e do Governo iraquiano para fortalecer instituições de um Governo representativo e promover o diálogo e a união nacional".

"O diálogo nacional iraquiano, ao qual a Unami deve prestar assistência, é essencial para a estabilidade política e a unidade do país", afirma.

O Conselho de Segurança também apóia o "Pacto Internacional", estabelecido em 27 de julho, e co-presidido pela ONU e pelo Governo iraquiano, para mobilizar o apoio da comunidade internacional aos esforços para desenvolver o país em um contexto democrático e pacífico.

A Unami, que foi criada em 14 de agosto de 2003, é liderada pelo paquistanês Ashraf Qazi, e conta com 344 empregados internacionais e 472 locais, que operam de escritórios no Iraque, Jordânia e Kuwait.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host