UOL Notícias Notícias
 

10/08/2006 - 19h42

Pessoas ligadas à tentativa de ataque são presas no Paquistão

Islamabad, 10 ago (EFE).- As autoridades paquistanesas prenderam "várias pessoas" ligadas ao plano terrorista desmantelado hoje no Reino Unido, informou uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores.

"Foram realizadas várias detenções no Paquistão de forma coordenada com as detenções no Reino Unido", declarou a porta-voz paquistanesa, Tasnim Aslam, que não deu mais detalhes.

Segundo Aslam, o "Paquistão teve um papel muito importante na descoberta e no desmantelamento deste plano terrorista internacional", que tinha como objetivo explodir, em pleno vôo, vários aviões comerciais que iam do Reino Unido para os Estados Unidos.

As autoridades britânicas anunciaram hoje a detenção de 24 supostos terroristas e a desarticulação de uma célula terrorista que pretendia atacar os aviões com explosivos líquidos levados para dentro dos aparelhos em bagagens de mão.

Segundo a emissora americana "ABC", cinco supostos terroristas envolvidos na ação de hoje fugiram e estão sendo procurados no Reino Unido.

Já a rede "CBS" citou fontes americanas para afirmar que 22 dos 24 detidos são de origem paquistanesa, outro é de Bangladesh e o 24ºé de origem iraniana.

Três dos supostos terroristas já foram identificados, segundo a emissora, e dois deles viajaram recentemente para o Paquistão.

Existe a suspeita de que rebeldes do antigo regime afegão talibã e membros da rede terrorista Al Qaeda - entre eles o saudita Osama bin Laden - estão refugiados na região da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host