UOL Notícias Notícias
 

10/08/2006 - 04h15

Quarenta civis podem ter morrido hoje no nordeste do Sri Lanka

Colombo, 10 ago (EFE).- Pelo menos 40 civis podem ter morrido nos combates desta madrugada no nordeste do Sri Lanka, informou a rede de rádio privada SUN FM.

Segundo a fonte, pelo menos 40 civis teriam sido mortos esta manhã no distrito de Triconmale, que durante as últimas duas semanas têm sido cenário de confrontos entre a guerrilha dos Tigres de Libertaçãoda Pátria Tâmil (LTTE) e o Exército do Sri Lanka.

O site do grupo rebelde, Tamilnet, acusa o Exército de ter matado 45 civis ao bombardear a região de Kathiravely e os povoados adjacentes, e afirma que voltou à luta no local. Segundo a guerrilha, o ataque aéreo começou por volta das 4h (19h de quarta-feira em Brasília).

"Só podemos interpretar isto como uma declaração de guerra por parte de Colombo", disse o porta-voz da guerrilha, Irasaiah Ilanthirayan.

O Governo do Sri Lanka por enquanto não confirmou a morte de civis nem a autoria dos ataques.

Fontes oficiais que pediram para não ser identificadas disseram à Efe que pelo menos 23 soldados foram levados a um hospital próximo à frente de combate, em Kantale, após a ofensiva desta manhã.

A tensão aumentou dramaticamente na ilha nos últimos dias e a guerrilha tâmil tem dito que considera a atitude do Governo um retorno à guerra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,41
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h26

    0,56
    63.578,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host