UOL Notícias Notícias
 

11/08/2006 - 17h32

França proíbe líquidos em bagagem de mão para vôos a três países

(atualiza com informações do Ministério dos Transportes)

Paris, 11 ago (EFE).- A França decidiu hoje proibir de forma "temporária" qualquer líquido, gel ou creme na bagagem de mão nos vôos com destino aos Estados Unidos, ao Reino Unido e a Israel, um dia depois de as autoridades britânicas frustrarem um plano terrorista contra aviões em vôo usando explosivos líquidos.

A proibição foi anunciada pelo serviço de imprensa do primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, em comunicado.

O Ministério dos Transportes da França informou que a proibição afeta "bebidas, xampus, loções e cremes, pasta de dente, gel de cabelo e outras substâncias com uma consistência similar". Só estão autorizados os alimentos para bebês e remédios "essenciais" ou prescritos em uma receita em nome do passageiro.

O Governo francês não disse quanto tempo manterá a medida anunciada hoje, e que as companhias aéreas já estavam aplicando as restrições na França em seus vôos para os EUA, seguindo as instruções de Washington.

A decisão de Villepin, que se junta às medidas de segurança aérea reforçadas na véspera, foi tomada em vista dos "primeiros elementos" técnicos sobre o projeto terrorista abortado no Reino Unido informados pelo Ministério do Interior hoje.

Ontem, o Ministério do Interior tinha anunciado a instauração da revista manual sistemática de qualquer bagagem de mão dos passageiros com destino aos EUA, Reino Unido e Israel.

Também decidiu fazer controles reforçados nos aeroportos e nas estações de trens, assim como o maior uso de cães treinados na detecção de explosivos.

Os EUA já haviam anunciado ontem a proibição de qualquer produto líquido ou gelatinoso nas bagagens de mão, e o Reino Unido restringiu de forma extrema o que pode ser levado a bordo.

A aplicação das novas medidas de segurança causou atrasos nos vôos a partir de Paris e de outros aeroportos nos vôos para o Reino Unido e EUA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,32
    3,139
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h51

    -0,60
    75.546,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host